Política de Privacidade e Termos de Utilização do Website
Dados da empresa
Nome: Leonor Raposo Pereira, unip, Lda.
NIF: 509309968
Morada Fiscal: Rua António Sérgio, Lote 150 -Loja C 2865-053 Fernão Ferro
Contacto: 960 445 505 | Leonor.pereira@lrpempresas.pt
O presente documento tem como objetivo estabelecer e dar a conhecer as regras e os mecanismos de garantia de privacidade de todos os dados pessoais recebidos e guardados pela empresa, no âmbito da sua atividade comercial e laboral, nomeadamente informá-lo sobre que categorias de dados pessoais recolhemos, a finalidade e a base legal do tratamento dos dados, com quem partilhamos os dados, o prazo de manutenção dos dados, os direitos que lhe assistem e como os pode exercer e as obrigações em caso de violação dos dados.
A Política de Privacidade da empresa é partilhada através de todos os suportes de comunicação disponíveis e aplica-se a toda a informação recolhida através do site da empresa, das Redes Sociais (Facebook, Instagram), bem como, à informação que partilhe ou que tenha partilhado connosco pessoalmente, em reuniões, entrevistas, por telefone, SMS, e-mail, carta ou outro meio de correspondência. O tratamento dos dados pessoais será realizado pela empresa.
Se pretender obter informação adicional ou esclarecer qualquer dúvida sobre a nossa Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais, poderá dirigir as suas questões por carta ou e-mail:
LRP Empresas – Leonor Raposo Pereira, unip, Lda.
A/C Encarregado Proteção de Dados/Politica de Privacidade
Rua António Sérgio, Lote 150 -Loja C 2865-053 Fernão Ferro
E-mail: Leonor.pereira@lrpempresas.pt
O que são os dados pessoais e quais são os dados que recolhemos e utilizamos
Dados Pessoais são qualquer informação que possa identificar uma pessoa singular.
Recolhemos e utilizamos os dados pessoais no âmbito das atividades comerciais que a empresa, assim como, nas relações laborais (no caso dos nossos colaboradores) que se estabelece. São vários os tipos de dados pessoais que utilizamos, nomeadamente:
- Dados de identificação (por exemplo: nome, números de identificação, nacionalidade, data e local de nascimento);
- Dados de contacto (por exemplo: morada, telefone, endereço de e-mail);
- Não recolhemos dados sensíveis– dados biométricos, dados genéticos, dados de saúde, de origem racial ou ética, dados relativos à vida ou orientação sexual, opiniões políticas, convicções religiosas ou filosóficas, com exceção, da filiação sindical (aplicável apenas aos colaboradores devido ao cumprimento de obrigações legais).
Recolha indireta de outros dados
Dados Pessoais são qualquer informação que possa identificar uma pessoa singular.
Recolhemos e utilizamos os dados pessoais no âmbito das atividades comerciais que a empresa, assim como, nas relações laborais (no caso dos nossos colaboradores) que se estabelece. São vários os tipos de dados pessoais que utilizamos, nomeadamente:
- Dados de identificação (por exemplo: nome, números de identificação, nacionalidade, data e local de nascimento);
- Dados de contacto (por exemplo: morada, telefone, endereço de e-mail);
- Não recolhemos dados sensíveis– dados biométricos, dados genéticos, dados de saúde, de origem racial ou ética, dados relativos à vida ou orientação sexual, opiniões políticas, convicções religiosas ou filosóficas, com exceção, da filiação sindical (aplicável apenas aos colaboradores devido ao cumprimento de obrigações legais).
Qual o fundamento e as finalidades
Fundamento
- Consentimento
Com base no consentimento prévio do titular dos dados pessoais, o qual deverá ser livre, informado e inequívoco;
- Interesse legítimo
Quando o tratamento dos dados corresponda a um interesse legítimo por parte da empresa com vista a desenvolver a nossa atividade e prestação dos nossos serviços, bem como, as suas relações laborais;
- Cumprimento de todas as obrigações legais, regulamentares e judiciais
Quando o tratamento de dados pessoais for necessário para cumprir a todas as obrigações legais, regulamentares e judiciais a que a empresa esteja sujeita.
- Diligências pré-contratuais, execução e gestão dos contratos
- Solicitar o seu consentimento para um tratamento específico fora deste âmbito
Finalidades
A utilização dos dados pessoais é necessária nomeadamente para:
- Gestão e acompanhamento de clientes/fornecedores
- Atividades de Marketing, como sejam: apresentação de produtos/serviços, envio de “Newsletters”, campanhas e ações promocionais, inquéritos de satisfação, estudo de mercado, análises de perfis.
- Cumprimento de todas as obrigações legais, regulamentares ou judiciais que a empresa esteja obrigada no âmbito comercial e laboral;
- Gestão administrativa, contabilística e financeira;
- Gestão da formação;
- Gestão de cobranças e contencioso;
- Gestão de reclamações;
- Controlo de acessos às instalações;
- Processos de recrutamento;
- Processos de estágios;
Com quem partilhamos os dados
No âmbito do cumprimento das finalidades atrás descritas pode ser necessário partilhar os seus dados com:
- Entidades Oficiais, Reguladoras, Judiciais e Policiais
Para cumprimento de todas as obrigações legais, bem como, participação de programas e apoios.
- Prestadores de serviços e subcontratantes
Poderá ser necessário partilhar os dados pessoais com terceiros no âmbito da atividade e em função de cada objetivo, como sejam, por exemplo, seguradoras, empresas de serviços de higiene e segurança no trabalho, agências de viagens, empresas de formação, de assistência técnica, suporte às atividades de comércio eletrónico, alojamento dos nossos sites, entre outras.
- Parceiros comerciais
Nestes casos podemos partilhar os seus dados com estes parceiros para otimizar os nossos produtos e serviços
- Clientes e Fornecedores
Alguns dados pessoais dos colaboradores, no âmbito da execução das funções que cada colaborador desempenha, poderão ter que ser partilhados a clientes e fornecedores.
Estas entidades se pertencerem à UE terão a responsabilidade de cumprir o disposto no RGPD mas a empresa tomará as medidas possíveis ao seu alcance para garantir que todas as entidades com quem partilha os dados pessoais respeitam a nossa Politica de Privacidade e, por conseguinte, protegem os dados pessoais que lhes forem confiados.
Quais os períodos de retenção dos dados pessoais
Os dados pessoais serão guardados por um período de tempo indefinido, isto é, até que o titular dos dados solicite a sua eliminação total ou parcial ou retire o seu consentimento, desde que, este pedido não colida com o cumprimento de obrigações contratuais ou legais e regulamentares a que a empresa esteja obrigada.
Quais os direitos dos titulares dos dados pessoais
O titular dos dados pessoais, de acordo com as normas aplicáveis, tem direito à informação, acesso, retificação, eliminação, limitação, objeção e portabilidade dos dados, bem como, contestar decisões automáticas e a retirar o seu consentimento.
- Direito à informação, ao acesso, e à retificação
O titular dos dados pode, a qualquer momento aceder aos dados que nos facultou, solicitar a sua retificação, bem como, obter informação relativamente ao seu tratamento, sendo que, nos comprometemos a dar o respetivo seguimento num prazo máximo de 30 dias.
- Direito à eliminação
O direito à eliminação é igualmente reconhecido, sendo os dados pessoais eliminados, no prazo acima referido, a contar da data do pedido, desde que, não se verifiquem fundamentos legais válidos para a sua conservação.
- Direito à limitação e objeção
Pode requerer a limitação, bem como, opor-se ao tratamento dos dados pessoais nomeadamente, quando os dados forem tratados para efeitos de marketing direto.
- Portabilidade dos dados pessoais
Assiste ao titular o direito de solicitar à empresa, quando legalmente admissível, que envie os seus dados pessoais para outra organização, salvo se esta transferência pela sua extensão implicar meios e custos elevados.
- Decisões automáticas
Quando aplicável tem o titular dos dados direito de contestar as decisões automáticas como sejam a definição de perfis, solicitando a intervenção humana do Responsável de Dados.
- Retirar o seu consentimento
O titular dos dados pode retirar o seu consentimento, na medida do legalmente admissível. Esta situação não compromete a legalidade do tratamento efetuado até essa data.
Caso o titular pretenda exercer os seus direitos acima escritos, pode fazê-lo por carta registada ou por e-mail para os contactos a seguir apresentados, sendo imprescindível, para garantir a segurança e confidencialidade no processo, a prova de identidade do titular.
LRP Empresas: Leonor Raposo Pereira, unip, Lda.
NIF: 509309968
Morada Fiscal: Rua António Sérgio, Lote 150 -Loja C 2865-053 Fernão Ferro
Contacto: 960 445 505 | Leonor.pereira@lrpempresas.pt
Salienta-se que caso existam normas ou imperativos legais que se sobreponham a estes direitos a empresa responderá sobre a impossibilidade e o fundamento de não poder cumprir com o pedido, no prazo máximo de 30 dias.
A empresa valorizando a confiança que o titular dos dados nos deposita ao conceder o seu consentimento, adotou as medidas técnicas, físicas e organizacionais adequadas ao RGPD assegurando que os dados pessoais são devidamente protegidos contra a utilização não autorizada ou ilegal, à alteração, acesso ou divulgação não autorizados, destruição acidental ou proposita e perda.
A Política de Privacidade da empresa aplica-se aos seus colaboradores, a empresários em nome individual e será extensível também a pessoas coletivas sempre que estiver em causa o tratamento de dados pessoais de gerentes, representantes legais e/ou seus colaboradores.
A empresa reserva-se ao direito de alterar a sua Política de Privacidade face às alterações legislativas ou por força da sua atividade.